SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Quando devo trocar os pneus do meu carro?

Quando devo trocar os pneus do meu carro?

Os pneus são itens fundamentais para o bom funcionamento de um automóvel. Não é à toa que a cada dia mais pesquisas e novas tecnologias são lançadas para otimizar os produtos e oferecer aos consumidores pneus com mais qualidade.

Muitos condutores se esquecem da manutenção e troca dos pneus ou preferem simplesmente ignorar o desgaste dos mesmos e continuam a trafegar sem se preocupar com as consequências. A idade do pneu é contada a partir da data em que ele foi produzido, e nos climas mais secos, o desgaste é mais acelerado. Portanto, é preciso ficar atento para que ele não sofra com a degradação antes do tempo.

Além de ser considerada infração grave que leva à perda de cinco pontos na CNH, o uso de pneus fora dos padrões determinados pode acarretar  acidentes e aquaplanagem, além da raspagem contra os para-choques, que pode ocasionar explosões e até falhas súbitas de funcionamento.

Atenção aos pneus previne problemas

Um dos maiores indicadores de desgaste dos pneus são os chamados sulcos. Os sulcos são pequenas listras entre as bandas de borracha que fazem a água passar quando o pneu está em movimento e em contato com o solo. De acordo com o Conselho Nacional de trânsito (Contran), o sulco deve ter no máximo 1,6 milímetros de profundidade, mais que isso, considera-se infração.

Para saber se o sulco do seu pneu está dentro dos parâmetros permitidos pelo Contran é preciso observar através de um indicador dentro do friso, que deve estar na mesma altura da banda de rodagem.

Confira outras dicas para saber a hora certa de trocar seus pneus:

  • Verifique a largura da banda de rodagem com uma moeda. Utilize uma moeda de 1 Real e coloque-a verticalmente dentro da banda. Se conseguir ver a parte dourada da moeda, é melhor fazer a troca dos pneus de imediato. Se conseguir ver parte dela, o ideal é começar a pesquisar e comprar outros pneus o mais rápido possível. Se  não conseguir ver a parte dourada da moeda a troca pode esperar.
  • Fique atento quanto ao desgaste irregular das bandas. Esse problema pode indicar que é hora de levar ao carro ao mecânico, pois há chances de desalinhamento das rodas e necessidade de rotação dos pneus.
  • Inchaços ou bolhas podem indicar problemas. Falhas como essas podem significar problemas no quadro interno rígido do pneu que, se não trocado nesse momento, pode ocasionar até explosões.
  • Revise seus pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, no máximo. Verifique a suspensão, balanceamento e calibragem para ter a segurança de dirigir sem preocupações.
  • Realize rodízio dos pneus. Com esse procedimento você evita que os pneus dianteiros, que geralmente se desgastam mais, apresentem problemas precocemente.
  • Procure sempre um mecânico em caso de dúvidas. Um profissional de confiança pode ser um grande aliado e ainda evita que você tenha mais problemas com seu carro.

Siga as nossas dicas e garanta a sua segurança e de sua família. Se fizer a verificação e constatar que já é hora de investir em pneus novos, não se esqueça: pneus de qualidade com os melhores preços, só na RJ Pneus!

Confira outras notícias!

Nossas Lojas

RJ PNEUS PENHA
Av. Brasil, 12.113
RJ PNEUS MARACANÃ
Av. Marechal Rondon,1853
RJ PNEUS JACAREPAGUÁ
Av. Geremário Dantas, 492
RJ PNEUS RECREIO
AV das Américas, 16.421
RJ PNEUS SÃO CRISTÓVÃO
Rua São Januário, 817
Horário de Funcionamento: De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 Horas e aos Sábados das 08:00 às 15:00 Horas
RJ PNEUS