SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Troca de óleos e fluidos: tudo o que você precisa saber

Troca de óleos e fluidos: tudo o que você precisa saber

À primeira vista, adquirir e manter um automóvel parece simples. Para muitos, o abastecimento e a parte elétrica são os únicos protagonistas da manutenção de um veículo. Mas não é bem assim. Diversas outras partes devem ser mantidas em dia para que o carro ande com segurança e bom desempenho. Os fluidos e óleos são dois itens importantes que, muitas vezes, são deixados de lado pelos motoristas.

Há diversos tipos de fluidos e óleos e cada um cumpre uma função. Por isso, é preciso ficar atento e realizar a troca e manutenção no tempo determinado. Alguns testes e sinais podem ajudar a descobrir a hora em que os itens precisam ser substituídos. Se você não sabe ou tem dúvida sobre a importância da troca do óleo e dos fluidos e do tempo de validade de cada um, a RJ Pneus traz algumas informações importantes.

Fique de olho na data de validade

Os lubrificantes são responsáveis por reduzir atritos entre peças, evitar corrosão, oxidação e ajudar na troca de calor. Se estiver vencido, os problemas acima podem acontecer.

O filtro deve ser substituído com o óleo

Muitos motoristas ficam na dúvida sobre essa questão. Porém, ao trocar o óleo e manter o filtro, restos de impurezas podem danificar o produto novo.

É possível misturar óleos de marcas diferentes?

Sim. O essencial é que os dois sejam de mesma especificação. Mineral e sintético também não podem ser usados em conjunto.

Siga sempre as especificações do fabricante

Todo óleo vem com explicações detalhadas sobre a composição, sua função e objetivos. Para cada tipo de veículo, um óleo é recomendado. Portanto, nada de realizar a troca sem conferir o manual. Assim você evita problemas.

Qual o momento certo para a troca do óleo?

Óleo do motor 

O recomendado é verificar semanalmente o óleo do motor. A troca deve ser realizada a cada 15 mil quilômetros, anualmente ou dependendo das condições do veículo.

Fluido do freio

O período para realização da troca é a cada 40 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos. Recomenda-se não ultrapassar a data pois problemas na frenagem podem acontecer com a deterioração do fluido.

Óleo do câmbio

Para aqueles que dirigem carros de câmbio manual, a troca pode ser feita quando o óleo estiver abaixo do nível indicado. Para os de câmbio automático, o indicado é que entre 40 e 60 mil quilômetros rodados o óleo seja substituído.

Óleo da direção hidráulica

Para esse item é preciso apenas ficar de olho no nível do óleo. Se ele estiver dentro do indicado, não há necessidade de trocá-lo.

Escolha um local de confiança para trocar o óleo

Não corra riscos de prejudicar seu carro realizando a troca dos fluidos e óleo em locais que você não conhece. Na RJ Pneus você encontra esse e outros serviços, com garantia de qualidade, confiança e bom preço.

Confira outras notícias!

RJ PNEUS