SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Saiba tudo sobre as novas placas padrão Mercosul

Saiba tudo sobre as novas placas padrão Mercosul

Os proprietários de veículos no Brasil, a partir de setembro de 2018, deverão adotar a placa padrão Mercosul, que é obrigatória para todos os carros em um período de cinco anos em todos os estados brasileiros. Na Argentina e Uruguai, o padrão de placas Mercosul já funciona desde 2014. No Brasil, a novidade chega quatro anos depois para unificar e facilitar a fiscalização nas fronteiras entre países do Mercosul, permitindo melhor troca de informações entre as nações e um sistema de consultas de placas unificado.

Quer saber mais sobre as placas padrão Mercosul? Confira as informações que a RJ Pneus traz para você:

Entenda as mudanças na placa de seu carro

O Detran fornecerá as novas placas para a troca, que terá custo entre R$ 120 e R$200. Os veículos 0Km já sairão das lojas com a nova placa. A primeira mudança é o fundo da placa, que agora será branco com faixa superior azul. Ao lado esquerdo, há a bandeira do Mercosul, no centro, o nome do país de origem e ao lado direito, a bandeira brasileira. O modelo Mercosul de placas é bem semelhante ao modelo da União Europeia, trazendo melhor padronização a níveis mundiais.

As letras e os números também passarão por alterações: se antes a placa contava com três letras e quatro números, no modelo Mercosul ela terá quatro letras e três números. O último caractere será sempre um numeral, para que o sistema de rodízio em diversos municípios continue operando normalmente.

Os automóveis comuns terão placas com números e letras na cor preta. Para os que estão em teste, o verde foi a cor escolhida e para comerciais, será utilizado o vermelho. Os veículos oficiais e diplomáticos também receberão novas cores de letras e números, sendo azul e dourado respectivamente. Até os veículos de coleção também contarão com nova cor em suas placas, o cinza. Todas deverão ser em alto-relevo e refletivas.

Novidades tecnológicas

Além de todas as novidades em relação a letras, números e cores, as novas placas implantadas no Brasil contarão com auxílio da tecnologia. Um QR Code permitirá a verificação e identificação de data de fabricação, nome do fabricante e número social, dificultando assim falsificações e clonagens. Além disso a placa contará com um chip compatível com o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) para propiciar a cobrança automática nos pedágios.

Confira outras notícias!

RJ PNEUS