SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

A importância da limpeza do ar condicionado automotivo

A importância da limpeza do ar condicionado automotivo

Itens fundamentais para diversos motoristas que passam boa parte em seus veículos e muitas vezes submetidos a temperaturas muito quentes, o ar-condicionado é um dos itens favoritos dos brasileiros. Mas o que muitos não sabem é que o ar condicionado automotivo precisa passar por manutenção de limpeza com certa frequência para evitar danos ao carro e a sua saúde.

O ar seco e frio do ar-condicionado quando se junta à poeira pode provocar ou piorar doenças como rinite, asmas e alergias. Alguns carros mais novos já possuem o filtro anti ácaros, mas ele não substitui a manutenção que deve ser feita a cada seis meses. Esse cuidado aumenta a durabilidade do equipamento.

Saiba quais partes do sistema de ar condicionado devem ser higienizadas:

  • Os filtros de ar, também chamados de cabine, têm a função de deter as impurezas. Ele está localizado atrás do painel.
  • O compressor, que condensa o gás refrigerante e o faz circular. Esse item do ar-condicionado pode acumular muitos resíduos e diminuir a capacidade de desenvolvimento do equipamento. A troca do óleo lubrificante é importantíssima para o bom funcionamento do equipamento.
  • As tubulações do sistema são locais por onde o ar passa. Sua limpeza é necessária para garantir a maior pureza do ar que chega até você.
  • O evaporador é responsável pelo resfriamento do ar, e sua limpeza se dá em casos onde as outras etapas não foram suficientes. É recomendável que para esse item um profissional capacitado faça a limpeza, já que o procedimento consiste na retirada do equipamento.
  • Vale dar uma olhada em itens como filtro secador, válvulas de enchimento e gás e mangueiras, descartando quaisquer problemas futuros.

Quando fazer a manutenção do ar-condicionado automotivo?

Agora que você já sabe quais são os componentes fundamentais para o bom funcionamento do ar condicionado de seu carro, precisa também identificar a hora em que ele precisa ser levado para manutenção. A RJ Pneus traz algumas dicas básicas podem facilitar sua vida na hora da dúvida.

  1. Mau cheiro: Ao perceber mau cheiro em seu veículo, leve-o para manutenção de ar. Isso ocorre devido ao acúmulo de ácaros, fungos e bactérias nos filtros de ar e quando não são retirados, criam colônias que espalham o cheiro desagradável que você sente.
  2. Barulhos estranhos ao ligar o ar-condicionado: Quando isso acontecer, o problema pode ser no compressor, que pode estar quebrando. Procure imediatamente ajuda.
  3. Pequenas poças debaixo do carro. As poças podem significar vazamento do ar-condicionado. É necessário averiguar o problema para detectar se há mau funcionamento do compressor.
  4. Pára-brisas embaçados ou tapetes úmidos. Essa condição muitas vezes significa bloqueio nas tubulações do sistema. Será necessária uma limpeza completa contra bactérias, fungos e ácaros após o reparo.

Se seu ar- condicionado não resfria mais, é necessário averiguar com cautela itens como mangueira entupida, falha na embreagem do compressor, falha do motor do ventilador ou ventoinha do motor, evaporador danificado, vazamentos, interruptor, fusível ou módulo falho, vazamento de gás ou vedação.

A manutenção preventiva livrará o seu veículo de problemas futuros e poupará você de gastos maiores com o conserto e troca de peças que poderiam ter sido evitadas. Procure um profissional de confiança e faça a revisão a cada seis meses.

Confira outras notícias!

Nossas Lojas

RJ PNEUS PENHA
Av. Brasil, 12.113
RJ PNEUS MARACANÃ
Av. Marechal Rondon,1853
RJ PNEUS JACAREPAGUÁ
Av. Geremário Dantas, 492
RJ PNEUS RECREIO
AV das Américas, 16.421
RJ PNEUS SÃO CRISTÓVÃO
Rua São Januário, 817
Horário de Funcionamento: De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 Horas e aos Sábados das 08:00 às 15:00 Horas
RJ PNEUS