SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro?

Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro?

Quem possui veículo ou deseja comprar um deve ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para preservá-lo e fazer com que sua vida útil seja mais duradoura. Dentre o pacote básico de cuidados estão o alinhamento e balanceamento das rodas, que evitam inúmeros problemas e garantem mais segurança para dirigir por aí. Porém, muitas pessoas ainda não sabem diferenciar os dois procedimentos, além de não saberem o momento exato de realizá-los, o que pode se tornar perigoso. A necessidade de se fazer o alinhamento e o balanceamento do carro pode ser detectada com pequenos sinais de alerta e a RJ Pneus vai te explicar melhor sobre cada um deles. Confira.

Alinhamento

Um dos motivos mais comuns para se realizar a manutenção em um carro é o alinhamento, ou seja, o processo de regulagem dos ângulos da direção e da suspensão do veículo. O alinhamento tem como objetivo evitar o desgaste do carro e dar mais conforto ao motorista e seus passageiros. Com o sistema desregulado, três tipos de desalinhamento podem ocorrer: o cáster, quando há uma inclinação do pino mestre em relação à suspensão, o câmber, quando uma inclinação positiva ou negativa dos pneus acontece no eixo vertical e a divergência ou convergência, que ocorre quando há inclinação negativa ou positiva dos pneus no eixo horizontal.

Para saber se o veículo precisa de alinhamento, pode-se realizar um teste simples: em uma velocidade média de 20 km/h a 30 km/h solte o volante de maneira rápida. Caso ele puxe para algum lado ele está desalinhado e precisa de reparo. O recomendável é que o alinhamento seja feito a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados para evitar surpresas desagradáveis. É importante lembrar que cada modelo de veículo possui uma necessidade diferente, portanto, um mecânico de qualidade como os profissionais da RJ Pneus podem lhe auxiliar da melhor maneira.

Balanceamento

O balanceamento também está relacionado à suspensão do veículo, porém, é um procedimento bem diferente do alinhamento. Nada mais é do que um procedimento que visa equilibrar as rodas, pneus e câmara através de contrapesos de chumbos. Isso faz com que o carro tenha mais estabilidade na pista e evita trepidações e desgaste precoce dos pneus.

O balanceamento geralmente é feito de duas formas: local, no qual não há a retirada das rodas, ou através de um balanceador de coluna, que prevê a retirada das rodas. Assim como o alinhamento, é recomendado realizar o balanceamento a cada 10 mil a 15 mil quilômetros rodados. O procedimento também é recomendado em caso de troca ou rodízio de pneus, reparo na câmara ou ao sentir que há qualquer trepidação no volante.

A falta de balanceamento pode gerar bastante problemas, já que o veículo pode perder tração e deslizar mais fácil, além de diminuir a vida útil da suspensão. Cada automóvel possui manual com as recomendações necessárias sobre duração e validade de cada item, não deixe de conferir. Você também pode passar na RJ Pneus para tirar suas dúvidas e realizar o alinhamento e balanceamento do seu carro com quem realmente entende do assunto!

Confira outras notícias!

RJ PNEUS