SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro?

Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro?

Quem possui veículo ou deseja comprar um deve ter em mente que alguns cuidados são fundamentais para preservá-lo e fazer com que sua vida útil seja mais duradoura. Dentre o pacote básico de cuidados estão o alinhamento e balanceamento das rodas, que evitam inúmeros problemas e garantem mais segurança para dirigir por aí. Porém, muitas pessoas ainda não sabem diferenciar os dois procedimentos, além de não saberem o momento exato de realizá-los, o que pode se tornar perigoso. A necessidade de se fazer o alinhamento e o balanceamento do carro pode ser detectada com pequenos sinais de alerta e a RJ Pneus vai te explicar melhor sobre cada um deles. Confira.

Alinhamento

Um dos motivos mais comuns para se realizar a manutenção em um carro é o alinhamento, ou seja, o processo de regulagem dos ângulos da direção e da suspensão do veículo. O alinhamento tem como objetivo evitar o desgaste do carro e dar mais conforto ao motorista e seus passageiros. Com o sistema desregulado, três tipos de desalinhamento podem ocorrer: o cáster, quando há uma inclinação do pino mestre em relação à suspensão, o câmber, quando uma inclinação positiva ou negativa dos pneus acontece no eixo vertical e a divergência ou convergência, que ocorre quando há inclinação negativa ou positiva dos pneus no eixo horizontal.

Para saber se o veículo precisa de alinhamento, pode-se realizar um teste simples: em uma velocidade média de 20 km/h a 30 km/h solte o volante de maneira rápida. Caso ele puxe para algum lado ele está desalinhado e precisa de reparo. O recomendável é que o alinhamento seja feito a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros rodados para evitar surpresas desagradáveis. É importante lembrar que cada modelo de veículo possui uma necessidade diferente, portanto, um mecânico de qualidade como os profissionais da RJ Pneus podem lhe auxiliar da melhor maneira.

Balanceamento

O balanceamento também está relacionado à suspensão do veículo, porém, é um procedimento bem diferente do alinhamento. Nada mais é do que um procedimento que visa equilibrar as rodas, pneus e câmara através de contrapesos de chumbos. Isso faz com que o carro tenha mais estabilidade na pista e evita trepidações e desgaste precoce dos pneus.

O balanceamento geralmente é feito de duas formas: local, no qual não há a retirada das rodas, ou através de um balanceador de coluna, que prevê a retirada das rodas. Assim como o alinhamento, é recomendado realizar o balanceamento a cada 10 mil a 15 mil quilômetros rodados. O procedimento também é recomendado em caso de troca ou rodízio de pneus, reparo na câmara ou ao sentir que há qualquer trepidação no volante.

A falta de balanceamento pode gerar bastante problemas, já que o veículo pode perder tração e deslizar mais fácil, além de diminuir a vida útil da suspensão. Cada automóvel possui manual com as recomendações necessárias sobre duração e validade de cada item, não deixe de conferir. Você também pode passar na RJ Pneus para tirar suas dúvidas e realizar o alinhamento e balanceamento do seu carro com quem realmente entende do assunto!

Confira outras notícias!

Nossas Lojas

RJ PNEUS PENHA
Av. Brasil, 12.113
RJ PNEUS MARACANÃ
Av. Marechal Rondon,1853
RJ PNEUS JACAREPAGUÁ
Av. Geremário Dantas, 492
RJ PNEUS RECREIO
AV das Américas, 16.421
RJ PNEUS SÃO CRISTÓVÃO
Rua São Januário, 817
Horário de Funcionamento: De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 Horas e aos Sábados das 08:00 às 15:00 Horas
RJ PNEUS