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Por que os carros elétricos ainda não deslancharam no Brasil?

Por que os carros elétricos ainda não deslancharam no Brasil?

Em tempos onde iniciativas sustentáveis são desenvolvidas a fim de recuperar ou frear degradações ambientais, os carros elétricos surgem como a nova aposta para a redução de poluentes. Cerca de 2 milhões de automóveis elétricos já estão em circulação em todo o mundo. A maior taxa de compras desses modelos são em países desenvolvidos, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). Os Chineses e os Americanos lideram o ranking de vendas e na Europa, Noruega, Holanda, Reino Unido e Suécia já trabalham com metas para substituir todos os seus veículos pelos modelos zero emissões.  Em todos esses países, há uma política de incentivo que impulsiona a venda dos elétricos. O programa “Electric Vehicle Initiative” foi estabelecido pelos governos da China, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e outros cinco países que estabeleceram um prazo de 13 anos para que a participação de mercado para carro e outros automóveis elétricos e híbridos chegue a 30%. Além disso, isenção de diversas taxas e impostos para os proprietários de veículos elétricos são comuns e fomentam a indústria.

A RJ Pneus trouxe algumas informações sobre esse modelo de carro que significa uma inovação importante a favor da preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.  Como funcionam os carros elétricos?

Desenvolvidos por meio de propulsão elétrica, esses modelos são compostos por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. O mercado oferece dois tipos de modelos: os que funcionam à base de bateria como fonte de energia e os que são movidos a hidrogênio, ambos inseridos na categoria de veículos denominados “zero emissões”, pois não emitem gases e ruídos prejudiciais ao meio ambiente. O uso de gasolina ou derivados do Petróleo não são necessários nos modelos elétricos.

Carros elétricos no Brasil

Os brasileiros ainda não absorveram o conceito dos modelos não poluentes. Apenas 5.900 carros elétricos circulam em nosso país e os motivos se resumem na falta de divulgação e incentivos políticos. Apesar da redução do Imposto de Importação (IPI) e da redução da alíquota de 35% para 7% a compra de híbridos ainda pesa no bolso do motorista, já que só a bateria do carro já corresponde na metade do valor do veículo.

Algumas empresas e montadoras já se mobilizam em prol de garantir mais benefícios e incentivos para a fabricação dos modelos elétricos. Será lançado, no final de 2017, uma rede de postos de recarga rápida que permitirá o carregamento de 80% da bateria em trinta minutos.  Montadoras como a BYD e Chery declararam a intenção de produzir carros híbridos no Brasil. A Toyota já está em fase de projetos para a produção do Prius mas ainda esperam incentivos do governo. Além do governo Federal, entidades ainda procuram as prefeituras e governos estaduais para tratar a isenção do IPVA para elétricos e híbridos, como já acontece nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Quem deseja comprar veículos não poluentes pode encontrar seis modelos disponíveis no Brasil: BMWi3, único 100% elétrico oferecido no Brasil, BMWi8, superesportivo híbrido, Toyota Prius, atualmente o híbrido mais econômico vendido no país, Lexus CT200h, disponível em duas configurações, Ford Fusion Hybrid, sedã híbrido da Ford e o Mitsubishi Outlander PHEV, que consegue rodar até 120 km usando apenas motores elétricos.

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