SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Entenda a importância da calibragem dos pneus

Entenda a importância da calibragem dos pneus

Ter um automóvel implica em realizar manutenções constantes em diferentes áreas do veículo para que a vida útil seja maior, o consumo de combustível menor e os riscos de acidentes sejam eliminados.

Itens como bateria, motor, suspensão e freios estão sempre na memória do motorista, porém, os pneus são peças indispensáveis que costumam ter sua manutenção deixada de lado ou adiada. Por serem o ponto de atrito entre veículo e o solo, é preciso estar atento aos cuidados que os pneus exigem. A calibragem adequada evita o desgaste de outras partes do carro além de evitar surpresas desagradáveis.

Pensando na sua segurança, a RJ Pneus te mostra a importância de realizar a calibragem, os riscos da falta de manutenção além de  como e quando fazê-la. Confira!

Riscos de trafegar com pneus descalibrados

Como falamos anteriormente, andar com os pneus sem calibragem pode causar diversos problemas ao veículo além de colocar sua segurança em risco. Saiba quais os principais riscos.  

Aquaplanagem A falta de calibragem nos pneus pode fazer com que haja água no espaço entre asfalto e os pneus, prejudicando o contato do carro com o solo, o que pode acarretar em aquaplanagens, acidentes e ainda contribui para maior desgaste do item.

Problemas devido a impactos fortesPneus não calibrados e murchos tendem a absorver mais os impactos, prejudicando a suspensão do veículo, pastilhas e os freios.

Desencaixe de pneuA falta da calibragem pode fazer com que a borracha do pneu se solte da roda, problema que pode causar acidentes graves.

Problemas ao frear Pneus murchos ou com ar em excesso tendem a não frear com excelência, o que pode gerar acidentes.

Quando calibrar os pneus?

A frequência da calibragem dos pneus dependerá do modo como o carro é utilizado. Para motoristas que viajam frequentemente, o ideal é que a cada quatro dias a calibragem seja efetuada. Para aqueles que usam o carro apenas para passeio ou trabalho, o tempo recomendado para a manutenção é de sete dias. Esses períodos não devem ser encurtados, pois o excesso de calibragem também danifica os pneus.

Como calibrar os pneus?

A maioria dos fabricantes de pneus fornecem informações úteis sobre a calibragem no manual do proprietário. Há dois tipos de calibragem: uma para se rodar em estradas e outra para tráfego na cidade. As informações sobre a calibragem ideal para ambas as situações também constam no manual. Após ler todas as informações pertinentes, vá até a bomba de ar e digite o número indicado nas instruções. Pegue a válvula, encaixe na mangueira e espere até que o visor indique os números corretos.

O procedimento é simples e fácil, mas se você ainda estiver com dúvidas ou inseguro ao realizá-lo, procure ajuda. Na RJ Pneus, além da calibragem, você pode checar os outros itens do carro que fazem a diferença no funcionamento do seu veículo. Assim você garante que está tudo ok e pode trafegar com segurança!

Confira outras notícias!

Nossas Lojas

RJ PNEUS PENHA
Av. Brasil, 12.113
RJ PNEUS MARACANÃ
Av. Marechal Rondon,1853
RJ PNEUS JACAREPAGUÁ
Av. Geremário Dantas, 492
RJ PNEUS RECREIO
AV das Américas, 16.421
RJ PNEUS SÃO CRISTÓVÃO
Rua São Januário, 817
Horário de Funcionamento: De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 Horas e aos Sábados das 08:00 às 15:00 Horas
RJ PNEUS