SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Como voltar a dirigir após CNH cassada?

Como voltar a dirigir após CNH cassada?

Dirigir tornou-se algo indispensável nos dias de hoje, principalmente para moradores de cidades grandes que muitas vezes dependem de seus veículos para trabalhar e realizar seus afazeres do dia-a-dia. Todo motorista está suscetível a cometer equívocos que podem gerar multas e a perda de pontos na carteira. Mas ficar sem dirigir por suspensão devido a multas ou infrações pode ser algo complicado que gera muita dor de cabeça para os condutores. É preciso ter cuidado e saber como tomar as providências cabíveis.

A suspensão da licença para dirigir tem a duração de seis a doze meses e pode ocorrer de duas maneiras: a primeira é se a soma de infrações ocorridas pelo condutor durante o período de um ano chegar a 20 pontos. A suspensão também acontece quando se comete infração de nível gravíssimo na qual o motorista enfrenta a perda (prevista em lei) de seu direito de dirigir automaticamente, fazendo com que a CNH seja cassada. Ameaçar pedestres atravessando a rua, não prestar socorro a vítimas em caso de acidente, transitar em velocidade 50% superior à máxima permitida e dirigir sob influência de álcool (ou de qualquer substância entorpecente) são algumas infrações que suspendem ou cassam a carteira do motorista imediatamente. Como fazer quando tais situações ocorrerem?

Carteira suspensa X Carteira cassada

O primeiro passo é verificar em qual situação a sua CNH se encontra. No caso da suspensão, o motorista fica privado do direito de dirigir de seis a doze meses, mas pode ter sua licença consentida novamente. Quando a carteira está suspensa e o condutor for pego dirigindo ou até mesmo se antes disso o mesmo cometer infrações gravíssimas, a CNH é cassada e perda do direito a direção é de dois anos. Trata-se de condição mais grave pois, além de aumentar o tempo de punição, pode até levar a prisão.

Como voltar a dirigir?

Em caso de carteira cassada, uma notificação é enviada através de carta do Detran. Para infrações que culminam em cassação direta da CNH o agente de fiscalização de trânsito notificará o condutor na hora. Nas duas situações é possível abrir recurso que será avaliado pelo próprio Detran. Enquanto o processo não chegar a um resultado final, o motorista tem licença para dirigir normalmente. Após a conclusão de todo o trâmite e determinada a suspensão, a CNH é retida.

Para reaver o documento de licença de condução de veículo o motorista deve fazer curso de reciclagem de 30 horas no Detran, seja online ou em Centros de Formação de Condutores. É possível iniciar as aulas com a carteira cassada, mas o direito de dirigir só será devolvido após dois anos e da conclusão de todas as etapas do curso.  Os temas abordados na reciclagem vão de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e até relacionamento interpessoal.

Após a reciclagem ainda é necessário a aprovação em uma prova com cerca de 30 questões, sendo necessário acertar 21 delas (70%). Ao reaver sua CNH, o condutor volta a ter seu direito de dirigir e seus pontos são zerados pelo registro nacional.

Para conferir o peso de cada infração você pode consultar o site do Detran de seu estado.

Confira outras notícias!

Nossas Lojas

RJ PNEUS PENHA
Av. Brasil, 12.113
RJ PNEUS MARACANÃ
Av. Marechal Rondon,1853
RJ PNEUS JACAREPAGUÁ
Av. Geremário Dantas, 492
RJ PNEUS RECREIO
AV das Américas, 16.421
RJ PNEUS SÃO CRISTÓVÃO
Rua São Januário, 817
Horário de Funcionamento: De Segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 Horas e aos Sábados das 08:00 às 15:00 Horas
RJ PNEUS