SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Só na RJ PNEUS você liga e tem desconto.
(21) 96411-4528
(21 ) 3979-5000
*Mediante o seu consentimento, os dados pessoais serão tratados pela RJ Pneus, enquanto responsável pelo tratamento para: Envio de comunicação relativas aos nossos produtos e planos (incluindo promoções e campanhas), através de contato telefônico, SMS, e-mails ou outros meios de contato. Clique aqui para obter informações adicionais sobre a Proteção de Dados.
Obrigado, logo entraremos em contato!
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Alcool x Gasolina: vantagens e desvantagens

Alcool x Gasolina: vantagens e desvantagens

Para aqueles que possuem um carro flex ou que pensam em trocar de veículo, a dúvida sobre qual é o melhor combustível a ser utilizado é comum e gera muitas especulações. Além disso, a questão ambiental também vem provocando discussões sobre combustíveis alternativos e novas fontes de energia.

Enquanto novas fontes renováveis não chegam ao Brasil, a gasolina e o álcool (ou etanol como também é chamado), lideram o ranking e são os mais comuns entre veículos brasileiros. A alta dos preços da gasolina abriu espaço para a popularização do álcool. Porém, dúvidas sobre vantagens e desvantagens de cada um ainda rondam os consumidores.

A RJ pneus preparou um conteúdo para você ficar por dentro de qual combustível é mais vantajoso para seu veículo e para seu bolso. Confira abaixo:

Gasolina

Desvantagens  

Principal combustível para veículos, a gasolina vem enfrentando alguns problemas. Confira:   

- Preço: a gasolina tem alta variação de preço. Isso faz com que o consumidor fique inseguro na hora de abastecer.

- Produtos adulterados: muitos postos de gasolina, para conseguir comercializar o produto com o preço mais baixo, misturam conteúdos impuros à gasolina, prejudicando o desempenho do carro e trazendo problemas ao motor e outras peças.

Vantagens:

Popularidade: Como a gasolina é um produto antigo e tradicional, você consegue encontrá-la onde estiver. Além disso, muitos mecânicos já estão acostumados em lidar com peças ligadas aos motores movidos a gasolina.

Álcool

O etanol pode ser feito de milho, cana-de-açúcar e outras diversas fontes. Porém, o produto também carrega qualidades e defeitos.

Desvantagens

- Desempenho: um veículo comum precisa queimar mais etanol para que seja produzida a mesma energia que a gasolina oferece. Portanto, o gasto é maior.

- Motor: se o motor de seu carro não for flex ou criado especialmente para o etanol, o motor pode ser danificado e o veículo pode ter problemas.

Vantagens 

- Preço: o  álcool, na maioria das vezes, encontra-se com preço menor do que a gasolina.

- Meio ambiente: como o etanol libera menos carbono na atmosfera, diminui-se o impacto no aquecimento global.

Resultado

Não dá para indicar o melhor combustível sem saber qual o tipo de veículo você usa. No entanto, o álcool vem apresentando excelentes resultados não só na manutenção do meio ambiente, sem falar que seu preço que é menor. Enquanto tecnologias como carros híbridos não dominarem terras brasileiras, o etanol pode ser uma boa opção para o dia a dia. A gasolina oferece um melhor desempenho para o motor e consequentemente para o carro em geral, mas é preciso ficar alerta quanto a produtos adulterados para que o efeito não seja contrário. O melhor é sempre avaliar o que melhor se adapta a seu caso.

Confira outras notícias!

RJ PNEUS